OHV, OHC ou DOHC Qual o Melhor ?




Olá galera, tudo bem ?

Hoje falaremos sobre um assunto legal, e que causa confusão na cabeça de muitas pessoas. Tipos de motores, o que significam todas estas siglas: RFVC, OHV, DOHC, OHC, CHT, entre outros, então bora começar ?


Motor OHV (Over Head Valve) ou Comando de Valvulas


O bom, velho e confiável OHV/CHT Presente nas motos honda
até 2003.


Knucklehead da Harley Davidson um dos mais famosos motores
OHV
Como falar de motores sem falar deste cara! O mais velho e mais confiável de todos, o OHV, o projeto de motor que foi mais visto por muitos anos equipando as motos de 125cc principalmente da honda,este motor apresenta o uso de balancins (ou tuchos hidráulicos)  que acionam as válvulas de admissão e exaustão, sendo este um dos sistemas mais simples e confiáveis, normalmente com apenas 2 válvulas por cilindro, também é considerado o mais silêncios.
Ao contrário do que muitos pensam estes tipo de comandos são bem versáteis, utilizados desde motos mono-cilindro de baixa cilindrada (125 a 250cc) ou mesmo nos V2 da Harley Davidson (De 1936 a 1965 nos knucklehead) e alguns motores boxer da BMW





OHC  (Over Head Camshaft) ou Comando de Valvulas no Cabeçote


Motor 250cc da Yamaha (Fazer, Lander e Ténéré 250) hoje um dos
melhores exemplos da robustez e simplicidade deste tipo de mecânica.

Atualmente o tipo de motor mais utilizado por sua robustez e capacidade de entregar mais força,
Adicionar legenda
porém diferente do antigo OHV, este motor utiliza-se de uma corrente que faz rodar a arvore de comando (Constantemente chamado de SOHC por possuir apenas uma arvore de comando), sendo este um motor que gera uma certa quantidade de barulho, e possui a necessidade de manutenção da corrente de tempos em tempos.




Visão interna de um OHC RFVC Honda, motor das XLX 250, 350r
Sahara e Falcon 400.
Apesar de muitos pensarem que OHC é apenas quando há 2 valvulas por cilindro, devido a robustez da arvore de comando é possível haver até 4 válvulas por arvore.

DOHC (Double Overhead Camshaft ) ou Comando de Valvulas Duplo no Cabeçote


DOHC da Honda CBR250r, motor baseado na mecânica da
nossa famosa Honda Twister 250


Como toda evolução é necessária, a indústria se via limitada com os motores OHC, e após anos de pesquisa desenvolveram os motores de OHC, estes sendo por padrão 4 valvulas por cilindro possuem uma arvore dupla de comando proporcionando além do conhecido torque dos motores OHC menos esforço e mais robustez a rotações mais altas, podendo este ter comando por regulagem hidraulica (no caso Twister e CB300 por exemplo) mas mesmo assim ainda demandando de 2 arvores controladas por corrente, técnologia utilizada em motores maiores, como por exemplo os motores 4 cilindros de motos como Hornet, Kawasaki Ninja, entre outras, possibilitou motores maiores, com mais cilindros e velocidades maiores.

Comando de Válvulas da ZX6r

Qual a melhor tecnologia dentre estas ?

Para finalizar, afinal todos querem saber qual a melhor tecnologia, na verdade não há uma melhor ou outra pior, o que vai fazer aquela tecnologia de cabeçote ser melhor ou não vai depender do seu tipo de uso, e do tipo de moto que você pretende adquirir, porém conhecendo melhor é possível escolher melhor na hora de fazer uma compra.

Comentários

  1. em que ano foi postado esse tópico?

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  2. Obrigada por compartilhar este conteúdo precioso. Sendo da "ala feminina", meio que existe um preconceito de alguns dentro deste mundo. Muito legal este post.

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