Hoje falaremos sobre um assunto legal, e que causa confusão na cabeça de muitas pessoas. Tipos de motores, o que significam todas estas siglas: RFVC, OHV, DOHC, OHC, CHT, entre outros, então bora começar ?
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Motor OHV (Over Head Valve) ou Comando de Valvulas
O bom, velho e confiável OHV/CHT Presente nas motos honda até 2003.
Knucklehead da Harley Davidson um dos mais famosos motores OHV
Como falar de motores sem falar deste cara! O mais velho e mais confiável de todos, o OHV, o projeto de motor que foi mais visto por muitos anos equipando as motos de 125cc principalmente da honda,este motor apresenta o uso de balancins (ou tuchos hidráulicos) que acionam as válvulas de admissão e exaustão, sendo este um dos sistemas mais simples e confiáveis, normalmente com apenas 2 válvulas por cilindro, também é considerado o mais silêncios. Ao contrário do que muitos pensam estes tipo de comandos são bem versáteis, utilizados desde motos mono-cilindro de baixa cilindrada (125 a 250cc) ou mesmo nos V2 da Harley Davidson (De 1936 a 1965 nos knucklehead) e alguns motores boxer da BMW
OHC (Over Head Camshaft) ou Comando de Valvulas no Cabeçote
Motor 250cc da Yamaha (Fazer, Lander e Ténéré 250) hoje um dos melhores exemplos da robustez e simplicidade deste tipo de mecânica.
Atualmente o tipo de motor mais utilizado por sua robustez e capacidade de entregar mais força,
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porém diferente do antigo OHV, este motor utiliza-se de uma corrente que faz rodar a arvore de comando (Constantemente chamado de SOHC por possuir apenas uma arvore de comando), sendo este um motor que gera uma certa quantidade de barulho, e possui a necessidade de manutenção da corrente de tempos em tempos.
Visão interna de um OHC RFVC Honda, motor das XLX 250, 350r Sahara e Falcon 400.
Apesar de muitos pensarem que OHC é apenas quando há 2 valvulas por cilindro, devido a robustez da arvore de comando é possível haver até 4 válvulas por arvore.
DOHC (Double Overhead Camshaft ) ou Comando de Valvulas Duplo no Cabeçote
DOHC da Honda CBR250r, motor baseado na mecânica da nossa famosa Honda Twister 250
Como toda evolução é necessária, a indústria se via limitada com os motores OHC, e após anos de pesquisa desenvolveram os motores de OHC, estes sendo por padrão 4 valvulas por cilindro possuem uma arvore dupla de comando proporcionando além do conhecido torque dos motores OHC menos esforço e mais robustez a rotações mais altas, podendo este ter comando por regulagem hidraulica (no caso Twister e CB300 por exemplo) mas mesmo assim ainda demandando de 2 arvores controladas por corrente, técnologia utilizada em motores maiores, como por exemplo os motores 4 cilindros de motos como Hornet, Kawasaki Ninja, entre outras, possibilitou motores maiores, com mais cilindros e velocidades maiores.
Comando de Válvulas da ZX6r
Qual a melhor tecnologia dentre estas ? Para finalizar, afinal todos querem saber qual a melhor tecnologia, na verdade não há uma melhor ou outra pior, o que vai fazer aquela tecnologia de cabeçote ser melhor ou não vai depender do seu tipo de uso, e do tipo de moto que você pretende adquirir, porém conhecendo melhor é possível escolher melhor na hora de fazer uma compra.
Obrigada por compartilhar este conteúdo precioso. Sendo da "ala feminina", meio que existe um preconceito de alguns dentro deste mundo. Muito legal este post.
Boa! Somente algumas correções: O motor OHV 124cc foi usado até 2003 na Titan, porém ainda foi utilizado até o ano de 2008 no modelo Fan. Referente aos níveis de ruído, o OHV com certeza é o mais ruidoso. Abraços!
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em que ano foi postado esse tópico?
Obrigada por compartilhar este conteúdo precioso. Sendo da "ala feminina", meio que existe um preconceito de alguns dentro deste mundo. Muito legal este post.
Texto bem esclarecedor
Ainda faltou falar sobre CHT e etc…
Boa!
Somente algumas correções:
O motor OHV 124cc foi usado até 2003 na Titan, porém ainda foi utilizado até o ano de 2008 no modelo Fan.
Referente aos níveis de ruído, o OHV com certeza é o mais ruidoso.
Abraços!